iTVBr Vence Prêmio Internacional

O aplicativo Dengue Combat! desenvolvido pela iTVBr Engenharia de Sistemas foi reconhecido pela União Internacional de Telecomunicações em desafio proposto a desenvolvedores do mundo todo

A iTVBr Engenharia de Sistemas, empresa incubada pelo Programa de Incubação de Empresas da UFG (Proine), recebeu em Outubro de 2011 um prêmio oferecido pela União Internacional de Telecomunicações (ITU-T) agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), que padroniza e regula toda a área de telecomunicações no mundo. A empresa brasileira foi premiada na categoria melhor aplicação individual/pequena empresa.

O prêmio foi concedido com base em um desafio proposto pela ITU-T para que desenvolvedores de todo o mundo elaborassem aplicações inovadoras para a plataforma IPTV (TV pela internet). A empresa goiana desenvolveu uma aplicação utilizando as tecnologias do padrão ITU-T H.761, ou seja – o Ginga-NCL. A aplicação é caracterizada como um serviço de governo eletrônico na área da saúde, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a dengue, ou seja, é uma aplicação cidadã que fornece informações sobre a doença. Com a aplicação, espera-se contribuir para a educação e a aprendizagem da população, resultando assim em ganho de conhecimento e posteriormente diminuição nos casos da doença.

A inovação é o uso de um meio onipresente no país (a TV) para tornar disponíveis serviços a quem não possui em casa computador com acesso à internet (cerca de 70% da população nas áreas urbanas, em comparação com a TV – 98% nas áreas rurais e urbanas).

One thought on “iTVBr Vence Prêmio Internacional

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *